Selecionar foto…

Dicas e Receitas

Bacalhoada

Categoria: Peixes e Frutos do Mar - Data da Publicação:

Nível de dificuldade

Difícil

Tempo de preparo

Rendimento

6 porções

Ingredientes:

 

·6 postas de lombo de bacalhau de 1,6 kg

·4 batatas asterix 

·2 pimentões amarelos

·2 pimentões vermelhos

·2 xícaras (chá) de tomate-cereja

·2 cebolas

·2 cabeças de alho

·1 xícara (chá) de azeitonas verdes

·1 ½ xícara (chá) de azeite

·3 ramos de louro

·sal e pimenta-do-reino a gosto

 

Modo de preparo:

 

1) No dia anterior ao preparo, lave as postas de bacalhau sob água corrente para retirar o excesso de sal. Coloque-as numa tigela, cubra com água e deixe-as de molho por 24 horas na geladeira. Troque a água pelo menos 5 vezes durante o processo, sempre com água fria.

 

2) No dia da preparação da receita, preaqueça o forno a 200ºC (temperatura média).

 

3) Faça o pré-preparo: lave e seque os pimentões e os tomates. Corte cada pimentão ao meio, no sentido do comprimento e descarte as sementes. Corte as metades em 2 tiras, e as tiras em 3 pedaços. Descasque e corte as cebolas em quartos. Lave bem a casca das batatas com uma escovinha para legumes, corte cada uma ao meio, no sentido do comprimento, e cada metade em 6 pedaços.

 

4) Escorra a água do bacalhau e passe as postas sob água corrente. Corte cada posta ao meio no sentido da largura, totalizando 12 pedaços. Transfira o bacalhau para uma panela e cubra com água. Junte as folhas de louro e as cabeças de alho e leve-as ao fogo médio. Quando começarem a subir as primeiras bolhas, abaixe o fogo e deixe-as cozinhando por mais 5 minutos.

 

5) Com uma escumadeira ou uma pinça, retire as postas de bacalhau da água e coloque-a para um refratário. Mantenha a panela com a água no fogo e coloque as batatas. Deixe-as cozinhar por cerca de 10 minutos. Elas devem estar cozidas, mas ainda firmes (espete com um garfo para verificar).

 

6) Passe as batatas, as cabeças de alho e os ramos de louro para um escorredor e deixe escorrer bem a água.

 

7) Regue o fundo de uma assadeira grande com ½ xícara (chá) de azeite (caso seu forno seja pequeno, divida a receita em duas assadeiras). Disponha as postas de bacalhau, deixando espaço entre cada uma. Entre as postas, distribua as batatas, os pedaços de pimentão, os tomates, as cebolas, as cabeças de alho, as azeitonas e as folhas de louro. Tempere os legumes com sal e pimenta a gosto e regue tudo com o azeite restante.

 

8) Cubra a assadeira com papel-alumínio e leve ao forno para assar por 30 minutos. Retire o papel-alumínio, regue o bacalhau e os legumes com o líquido da assadeira e deixe assar por mais 15 minutos. Retire do forno e sirva a seguir.

Envie a foto de sua receita

Escolher Arquivo

Você também pode gostar de

Escondidinho de camarão

Aqui, o sucesso é garantido!

Tilápia ao molho de vinho branco

Uma receita rápida e saborosa para receber os amigos.

Camarão na Moranga

Receita simples e Deliciosa

Filé de Merluza à Parmegiana

Um prato especial para receber quem você ama!

Todas as ofertas mencionadas em nosso site são as mesmas de nossos encartes impressos, exceto as ofertas da TV. Para solicitação de alguma dessas ofertas, é necessário ter em mãos os encartes originais. Impressões das páginas do site não serão válidas. As fotos são meramente ilustrativas. Os preços referem-se a valores unitários em fotos de produtos repetidos. Os supermercados Mundial reservam-se o direito de limitar por cliente a quantidade dos produtos anunciados. SAC Mundial: 2131-7001